Como Limpar a Cuia do Chimarrão

Pergunta:

Olá!

Fui para o sul do Brasil, experimentei erva-mate e adorei! Comprei uma cuia e estava gostando muito, mas deixei a erva-mate dentro da cuia por alguns dias e a cuia criou mofo, e o gosto não é mais o mesmo agora. O que faço? Obrigada, Alessandra.

Resposta:

Algumas pessoas usam bicarbonato de sódio para limpar a cuia, isso é uma opção. Existe também um outro produto fantástico para limpar e renovar a cuia, chama-se h2o2 = Peróxido de hidrogênio – água oxigenada.

h2o2 é simplesmente água com uma partícula a mais de oxigênio. É um poderoso oxidante, elimina fungos e bactérias. H2o2 pode ser usado em limpeza da casa, limpeza comercial e para desinfecção hospitalar. H2o2 não tem gosto, não tem cor e não tem cheiro.

Para recuperar sua cuia, você tem que limpar bem a cuia primeiro com água e esponja macia. Depois você adiciona água oxigenada até o topo deixando descansar por algumas horas. Não utilize detergentes, sabão ou qualquer outra coisa que irá penetrar a cuia e deixá-lo com um gosto ruim.

Você vai notar que o interior ficará mais claro. A cuia não irá se tornar branca como quando você a comprou. É normal que a cuia seja tingida pela cor da erva-mate. Minha cuia, que já estava bem escura por dentro e com manchas de mofo, tornou-se limpa e mais clara. Você pode repetir este processo quantas vezes achar necessário ou quando começar a sentir algum odor desagradável.

Nunca guarde a cuia de boca para baixo, e principalmente, nunca deixe a cuia de boca para baixo enquanto ela estiver úmida. É isso que causa o mofo! É recomendáve deixar a cuia secar ao sol antes de guardar no armário.

Importante: Use h2o2 para uso doméstico na concentração correta, sem perfumes ou qualquer outro aditivo, ou sua cuia poderá ficar pior do que antes!

Ricardo Marques

Olá! Eu moro aqui onde Deus plantou as primeiras sementes de erva-mate nativa. Vou explicar tudo sobre a erva-mate, sua história e os tipos de erva-mate para que você possa fazer o melhor chimarrão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *